hotel em gramado

Xixo Escultura: hotel bom e barato em Gramado

Quem já viajou ou está programando viagem para Gramado já sabe: a hospedagem na cidade é um dos itens mais caros da viagem. Se for no período do Natal Luz, quando os hotéis estão lotados, os preços serão quase abusivos. É preciso pesquisar muito para encontrar hotel bom e barato em Gramado.

Viajamos em família para Gramado em novembro/2015 com um grupo grande: 11 pessoas ao todo, contando com bebê, crianças, adultos e idosos. Nesse período do Natal Luz a maioria dos hotéis e pousadas já está com a capacidade quase esgotada e foram raros os hotéis que ainda tinham quatro quartos disponíveis, número suficiente para acomodar toda a nossa família. E, claro, com preços estratosféricos.

Comecei a pesquisar, então, aluguel de casa. Seria a solução perfeita para o nosso grupo: estaríamos todos juntos e ainda economizaríamos na hospedagem. Não foi nada fácil encontrar uma casa grande o suficiente para abrigar confortavelmente a todos e que coubesse no nosso orçamento.

Depois de muita procura encontrei uma casa de nome engraçado que parecia perfeita para nós: Casa Xixo Escultura. Com quatro quartos, ar condicionado e aquecedor, cozinha equipada completa e preço razoável para o período de Natal Luz, parecia que atenderia bem nossas expectativas.

hotel em gramadoquarto no andar superior: teto rebaixado, parecia uma casa de bonecas

Confesso que fiquei meio apreensivo e preocupado. Afinal, estávamos pagando na diária menos da metade do que pagaríamos em quatro quartos de hotel. E eu era o responsável por toda a logística da viagem, desde a compra das passagens, aluguel dos carros e reservas de hotéis até a confecção do roteiro e escolha de atrações e restaurantes. Haja responsa!

Assim que chegamos na pousada, fui recebido com muita alegria e simpatia pela dona da pousada, dona Ivonete. “Ah, você é o Marcio Raimundo, né? Veio de longe, hein?”. Bem humorada e dona de uma simpatia ímpar, a dona Ivonete recebe a todos como se fossem pessoas da família.  Pela recepção já percebi que nossa estada na Casa Xixo Escultura seria bastante agradável.

A Casa Xixo Escultura é dos mesmos donos da Pousada Xixo Escultura, e fica localizada a poucos metros dali, a uma curta caminhada. É uma opção para grupos maiores ou para quando a pousada está cheia. O check in, check out e café da manhã são feitos na pousada.

Dona Ivonete nos levou até a casa, mostrou os cômodos, disse que haveria limpeza e reposição de toalhas diariamente e se colocou à disposição para nos ajudar em qualquer coisa que precisássemos. Foi tanto carinho que já estávamos nos sentindo em casa.

A Casa Xixo Escultura tem 4 quartos e acomoda até 12 pessoas, mas possui apenas dois banheiros, sendo um deles dentro de um dos quartos. São dois quartos no térreo e dois no primeiro andar. Os da parte superior tem o teto de madeira rebaixado e uma arquitetura bem interessante, um deles parece um quarto de boneca. As crianças adoraram ficar lá. A cozinha é toda equipada com fogão a gás, fogão a lenha, microondas, geladeira, mesa, cadeiras e todos os apetrechos de cozinha.Tinha até abridor de vinho!

hotel em gramadoA cozinha bem equipada da Casa Xixo Escultura

 hotel em gramadonosso quarto no andar superior

Na sala tem dois sofás, um deles um sofá cama com uma cama de solteiro na parte superior. Dá pra dormir lá também. Os quartos tem armários e bastante cobertor quentinho pra aquecer os hóspedes nas noites frias de Gramado. 

hotel em gramadoSala de estar com TV, sofá e sofá cama com beliche

O café da manhã, servido na pousada, era bem sortido e tinha guloseimas como mini pizza, pão de queijo, bolos, torteletes e enroladinhos de doce de leite, além de pão, queijo, presunto e outros salgados. A dona Ivonete sempre nos recepcionava no café da manhã com bom humor, perguntando se queríamos alguma coisa especial, tornando nossa estada ainda mais agradável.

hotel em gramadoessas torteletes de limão…

E o Xixo?

O nome Xixo Escultura me deixou curioso. O que – ou quem – seria Xixo Escultura? Chegando à pousada percebi que haviam muitas esculturas, quadros e outros objetos talhados em madeira. O escultor Orival da Silva Marques, marido de dona Ivonete e dono da pousada é conhecido como “Xixo”. É um dos maiores artesãos da cidade e tem várias de suas obras expostas em Gramado.

hotel em gramadoum dos quadros expostos na Pousada Xixo Escultura

Os pórticos de entrada da cidade, o brasão da prefeitura, o interior do Hotel Laghetto e a parte superior do cinema de Gramado são algumas das obras do “Xixo Escultura”. Ah, por falar em cinema, sabe o Kikito, símbolo e prêmio do Festival de Cinema de Gramado? Foi mais uma obra do “Xixo Escultura”, que ficou responsável por esculpir o prêmio durante 16 anos.

hotel em gramadoAlgumas estatuetas do Kikito, na recepção da Pousada

Além do conforto, bom preço e simpatia, o hotel oferece também a oportunidade de conhecer várias obras de um dos artistas mais conhecidos da cidade. Legal, né?

hotel em gramadoXixo Escultura, eu e d. Ivonete

Está viajando para Gramado e precisa de hotel? O booking é um site de reservas de hotel confíavel, seguro e com ótimos preços. Faça sua reserva através desse link que o blog ganha uma pequena comissão. E não se preocupe, você não paga nada a mais por isso.

Serviço

Pousada Xixo Escultura
Rua Cortina D’Ampezzo, 130
Planalto – Gramado – RS
Fone: (54) 3286-1625
Email: pousadaxixoescultura@bol.com.br





Leave a Reply