cerveja em gramado

Rota cervejeira em Gramado

Gramado é conhecida na gastronomia pelos seus chocolates artesanais, sequência de fondues, cafés coloniais e vinho. Mas você sabia que os amantes da cerveja também podem se deliciar com uma boa cerveja artesanal na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha?

Na Rota Cervejeira você pode conhecer cinco cervejarias artesanais da região serrana nas cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Nas cervejarias você conhece o o ambiente da fábrica e pode ver os equipamentos de brassagem e fermentação das cervejas enquanto um especialista explica sobre o processo de fabricação e fala dos diferentes estilos fabricados. Tudo, obviamente, acompanhado de uma degustação.

São duas cervejarias em Gramado (Gram Bier e Rasen Bier), duas em Nova Petrópolis (Edelbrau e Vitrola) e uma em Canela (Cervejaria do Farol). A Rota Cervejeira foi criada pela Secretaria de Turismo das três cidades recentemente, em outubro/2015, e ainda não faz parte dos passeios oferecidos pela maioria das operadoras de turismo. A Brocker Turismo oferece um Tour Cervejeiro que passa em três das cervejarias mencionadas. Veja mais detalhes no site da Brocker.

Cervejaria Gram Bier

A Gram Bier nasceu em 2014 e em pouco tempo já se tornou referência de cerveja artesanal na serra gaúcha. Produz  seis estilos diferentes de cerveja, todas puro malte com sabor marcante, aroma equilibrado e corpo consistente: Pilsen, Porter, Weizenbock, Pecado (Belgian Blonde Ale), Snow (Weizen) e Granada (American IPA).

cerveja em gramadoKit com cervejas Gram Bier

O tour guiado mostra todo o processo de produção da cerveja, maquinários, insumos utilizados na fabricação e explicações sobre os diferentes estilos de cerva. Os grupos são pequenos e devem ser agendados por telefone, e-mail ou direto na fábrica.

Endereço: Rua São Marcos, 555, Bairro Carniel – Gramado/RS

Maiores informações no site da Gram Bier.

Cervejaria Rasen Bier

Seguindo a tradicional Lei de Pureza Alemã (na qual a cerveja deve conter apenas água, malte, lúpulo e levedura), a Rasen Bier está no mercado desde 2008. Com o slogan “A cerveja de Gramado” (Rasen significa gramado em alemão), a cervejaria artesanal reinou absoluta durante alguns anos e hoje divide o espaço com as demais cervejarias locais.

Produz apenas quatro estilos (Pilsen, Ambar, Weizen e Dunkel), mas vem produzindo outros estilos sazonais, como a Brown Ale e a Strong Golden Ale.

cerveja em gramadoKit com cervejas rasen bier

A visitação ao interior da fábrica custa R$ 10 e dá direito a uma degustação de chopp. No tour guiado que dá acesso ao maquinário, além de conhecer o processo de fabricação das cervejas e as diferenças entre os estilos produzidos, os visitantes tem dicas de pratos que harmonizam com cada estilo de cerveja.

Endereço: Rua Cândido Godoy, 82, Bairro Carniel – Gramado/RS

Maiores informações no site da Rasen Bier.

Cervejaria do Farol

Cuidado é a palavra que define a história da Cervejaria do Farol. Inaugurada em Canela em março de 2003, com a presença da família Bausch, a cervejaria foi construída colocando-se pedra por pedra usando apenas o castilhador, o ponteiro e a marreta, formas artesanais de trabalhar a pedra bassalto. Esse mesmo cuidado na construção é utilizado até hoje para produzir a cerveja artesanal que segue à risca a Lei de Pureza Alemã: pureza dos ingredientes e uma cerveja com alto grau de qualidade.

A visitação à fábrica custa R$ 15 e durante o tour guiado os visitantes tem explicações sobre a história da cerveja, suas escolas e famílias, além de conhecer o maquinário, processo produtivo, uso de ingredientes da cerveja e seus diferentes estilos. É oferecida a degustação de três diferentes estilos de cerveja. A Farol produz cervejas Pilsen, Weizenbock, Tripel e IPA.

Depois da visita os visitantes podem subir os 135 degraus que dão acesso até o topo do Farol, de onde se tem uma bela vista da exuberante natureza de Canela.

Endereço: Rua Severino Inocente Zini, 150, Bairro Distrito INdustrial – Canela/RS

Maiores informações no site da Cervejaria do Farol.

Cervejaria Edelbrau

Situada em Nova Petrópolis, cidade de colonização alemã, a Edelbrau entrou no mercado em 2011 com o intuito de resgatar a cultura festiva de seus antepassados, os imigrantes alemães, e oferecer a melhor cerveja puro malte. Com capacidade de fabricação de 40 mil litros de cerveja e chopp por mês, a Edelbrau fabrica cinco estilos diferentes: Pilsen, Weiss, Dunkel, Pale Ale, Blond Ale e Oatmeal Stout (sazonal).

cerveja em gramadosão vários produtos à venda

O atendimento a grupos é feito mediante agendamento, mas pra quem vai sozinho ou com poucas pessoas não precisa agendar. A visitação é gratuita e, de um pequeno ambiente com bar e alguns produtos à venda, é possível ver o maquinário e acompanhar a explicação sobre o processo produtivo, com degustação de chopp.

Endereço: Av. 15 de Novembro, 4024, Bairro Piá – Nova Petrópolis/RS

Maiores informações no site da Cervejaria Edelbrau.

Cervejaria Vitrola

Focada na produção de cervejas de alta fermentação, a Cervejaria Vitrola está no mercado desde 2012 oferecendo seis dos principais estilos das escolas cervejeiras do mundo. Do rótulo à receita, tudo é produzido internamente de forma artesanal.

A visitação é feita somente aos sábados e deve ser agendada previamente. Estilos de cerveja produzidos pela Vitrola: Witbier, Weiss, Pale Ale, Amber Ale, IPA e Porter.

Endereço: Rua Farroupilha, 536, Bairro Pousada da Neve – Nova Petrópolis/RS

Bom, agora que você já conhece a Rota Cervejeira da Serra Gaúcha, é só escolher os estilos que mais harmonizam com o seu gosto. Prosit!

Leave a Reply