Praias em Curaçao: Port Marie


port marie 1


A praia de Port Marie, ou Porto Mari, está situada ao oeste de Willemstad, capital de Curaçao. Fica a cerca de 40 minutos de carro, desde Punda. Na minha opinião, as praias daquela parte da ilha são as mais bonitas do país. É ali por perto que estão também as praias de Kenepa Chica, Kenepa Grandi e Cas Abao.
 
 
Apesar de ser uma praia privada, é uma das atrações imperdíveis de Curaçao. O belíssimo visual, aliado à boa estrutura oferecida, compensa o custo da entrada.

 
port marie. deck 2
 
Para chegar, é fundamental ter um carro, pois a praia é longe e não há transporte público regular. Chegar a Porto Mari sem GPS,no entanto, não é tarefa fácil. O caminho é complicado e mau sinalizado. Eu, mesmo sem GPS, consegui chegar, mas tive algumas dificuldades. A placa que sinaliza a estrada de acesso a Porto Mari é minúscula, tem que estar muito atento para enxergá-la.
 
port marie. placa de acessoEssa é a placa que indica o acesso à praia. A plaquinha à direita, ali no poste, tá enxergando?
 
port marie. placa de acesso 2 agora, sim
 

Depois desse primeiro acesso há muitos quilômetros a percorrer em estradas apertadas e mal asfaltadas. Em alguns trechos só cabe um carro, se vier outro na direção contrária alguém precisa ir para o acostamento. É preciso dirigir com bastante atenção e cuidado, até porque há sempre uma iguana cruzando a estrada na frente do seu carro.
port marie. entrada do acesso à praiaacesso à Praia de Porto Mari. Depois dessa “portaria” são só mais alguns quilômetros…
 
port marie. estrada estreita…em estradinhas estreitas, que dá a impressão de estarmos perdidos.
port marie. estacionamento 3mas tudo vale a pena depois
 

Porto Mari possui uma boa estrutura de praia, com estacionamento, restaurante, espreguiçadeiras, banheiros, chuveirões, armários guarda-volume e uma lojinha para aluguel e compra de equipamentos de mergulho. No local é possível até fazer massagem e – pasmem! – há até serviço de pedicure e manicure (quem raios vai à praia pra fazer as unhas?!)
port marie. placas

Por ser uma praia privada, há um horário de “funcionamento”: das 09h30 às 18h30. A entrada custa 4 florins (cerca de U$ 2,50) e as espreguiçadeiras custam U$ 3,00. Logo que você estaciona o carro um funcionário vem para fazer a cobrança. Do estacionamento, que fica no alto, temos uma bela visão da praia que nos aguarda lá embaixo.
port marie. estacionamento
 
port marie. estacionamento 2
 

Ao sair do estacionamento em direção à praia, chega-se ao restaurante, do lado esquerdo do píer que avança sobre o mar. Ao lado direito estão as espreguiçadeiras, basta escolher onde você quer ficar.
 
port marie. entradao restaurante é bem aconchegante
 
port marie. cadeirasespreguiçadeiras: quem chega cedo fica embaixo das árvores
 

A praia
O mar em Porto Mari é calmo e de águas mornas e cristalinas. Há um grande píer que avança em direção ao mar, com uma escada para descer para a água. É quase como estar numa enorme piscina natural. A praia, protegida por arrecifes, é excelente para mergulho. Um deck no meio do mar, com cerca de 1,80m de profundidade, embeleza ainda mais o cenário paradisíaco. É ótimo nadar até lá para ter uma visão geral da praia. Para quem não mergulha, o snorkel já permite ver uma infinidade de peixinhos coloridos, mesmo nas partes mais rasas da praia.
port marie 2
port marie. deck
port marie. deck no mar
port marie. mergulho
A areia, porém, é grossa e cheia de pedregulhos por toda a sua extenção, é preciso ter bastante cuidado para não machucar a sola dos pés. Quem tiver mais sensibilidade é bom usar sapateiras para proteção. Essa, contudo, não é uma característica apenas de Porto Mari, percebi isso em praticamente todas as praias de Curaçao.
port marie. pedregulhos 2
port marie. pedregulhos 3esses pedregulhos machucam

No dia que fomos a Porto Mari o céu estava muito nublado, inclusive choveu forte durante parte do tempo que estivemos por lá. Nos momentos em que a chuva deu uma trégua, consegui aproveitar um pouco da praia, fazer snorkel e tirar algumas fotos. Mas por causa da chuva ficamos pouco tempo nas espreguiçadeiras e passamos a maior parte do tempo abrigados na parte interna do restaurante.

 
port marie. chuva
port marie. chuva-2a chuva persistia, mas alguns banhistas permaneciam na água
 
port marie. praiao mar azul esmeralda ficou branco por causa da chuva
 
port marie. praia 3apesar das nuvens brancas, o azul do mar se destaca

Pela beleza e pela boa estrutura, Porto Mari é uma praia para aproveitar o dia inteiro, sem pressa de voltar. Leve snorkel, protetor solar, câmera fotográfica e muita disposição. E depois volta aqui pra contar como foi. Boa viagem!

One Response

  1. investidor cearense
    investidor cearense at |

    Obrigado pelas dicas, pretendo ir em outubro ou novembro de 2014 e passar 10 dias em viagem.

    Reply

Leave a Reply