Praias em Curaçao: Kenepas Chika e Grandi

 

Curaçao tem dezenas de praias belíssimas, entre públicas, particulares e até praias artificiais privativas de hotel. As praias mais estruturadas são as privadas, como Cas Abao e Porto Mari, e talvez por isso o turista pode pensar que as praias públicas não valem a visita, correto? Errado! As praias Kenepa Chika e Kenepa Grandi são o maior exemplo de como o público pode ser, sim, tão bom quanto o privado.

Não é exagero dizer, por exemplo, que a praia Kenepa Grandi é a mais bonita de Curaçao. É bem verdade que ela não se compara às praias privadas em termos de estrutura oferecida ao turista, mas o visual de Kenepa Grandi é arrebatador. Sua “irmã menor”, Kenepa Chika, também não fica atrás em beleza. São, das praias em Curação, as duas praias públicas de visita obrigatória no país.

kenepa-grandi_thumbKenepa Grandi

Kenepa Chika

A praia de Kenepa Chika está localizada a cerca de 1 km de distância de Kenepa Grandi, na parte oeste de Curaçao, relativamente próximo à praia privada de Cas Abao. Acho que esse é um ponto privilegiado da ilha, já que ali se encontram as praias mais bonitas do país. Tem uma faixa pequena de areia, moldada por duas grandes pedras em suas extremidades. Por seu tamanho acanhado (daí o nome chika) é pouco frequentada, pois a maioria dos turistas (e dos nativos) prefere sua irmã maior e mais estruturada, Kenepa Grandi.

kenepa-chica-6_thumb

Por ser uma praia pública, não há estrutura de cadeiras e espreguiçadeiras, mas há algumas poucas barracas de sapê com mesas, para uso gratuito. Tem que chegar bem cedo se quiser encontrar alguma livre. A maioria dos frequentadores é composta de nativos, quase não vi europeus por lá.

Logo na entrada tem uma plaquinha com algumas regras a serem seguidas pelos banhistas, entre elas a proibição de fazer churrasco, levar cachorro ou escutar som alto, mas nada disso é respeitado. Quando eu cheguei um grupo de nativos preparava uma carne numa churrasqueira, ao som de música caribenha e muita alegria. Só não vi os cachorros.

kenepa-chica-9_thumb1até chegamos cedo, mas já estava tudo ocupado

kenepa-chica.-placa_thumb1a placa com as “proibições”

kenepa-chica-19_thumbo estacionamento é na praia mesmo

Apesar de pequena, Kenepa Chika é bastante agradável. Tem um aspecto selvagem, por conta da vegetação e das grandes pedras que a delimitam. As águas são calmas, mornas e transparentes, mas a areia é – a exemplo das demais praias de Curaçao – cheia de pedregulhos que podem machucar os pés.

kenepa-chica_thumba grande rocha que delimita Kenepa Chika à esquerda…

kenepa-chica-6_thumb2…e a grande rocha da direita.

kenepa-chica-2_thumbno centro, a imensidão azul do mar

kenepa-chica-3_thumbquem chega tarde tem que ficar na areia, ou melhor, nas pedras

Kenepa Grandi

Ficamos apenas alguns minutos em Kenepa Chika, o suficiente para conhecer e fazer algumas fotos e depois partimos para a mais famosa praia pública de Curaçao: Kenepa Grandi. O trajeto é curto, cerca de um quilômetro em estrada asfaltada.

kenepa-grandi-2_thumbmirante em Kenepa Grandi

kenepa-252520grandi-25252C-252520mirante_thumb-25255B1-25255Dno mirante há uma barraquinha com venda de petiscos

O estacionamento é gratuito e fica num plano mais alto da praia, onde tem um mirante com uma vista sensacional da praia. Não é uma vista qualquer, é daquelas de ficar horas ali babando, fotografando e admirando a paisagem. É, sem dúvida, a vista mais bonita de Curaçao.

kenepa-grandi-4_thumb

kenepa-252520grandi-6_thumbo mirante oferece uma visão privilegiada da praia

Para descer até a praia é preciso utilizar uma escadaria de pedra, o que dificulta (ou impede) o acesso para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção.

kenepa-grandi.-escada_thumb1

Apesar de pública, há uma pequena estrutura na praia. Além das diversas barracas de sapê com mesas e bancos de madeira. há algumas estruturas embaixo das árvores. Quem chega mais cedo pega lugar na sombra. No local há também um bar que vende alguns petiscos, bebidas e aluga cadeiras de plástico. Paga-se 1 florin para usar o banheiro.

kenepa-252520grandi-11_thumb-25255B1-25255Dé praia, mas tem muita área verde

kenepa-252520grandi-10_thumbnaquele espaço lá atrás parece que faziam uma festa de aniversário

kenepa-252520grandi-16_thumbo banheiro é pago

A praia é belíssima. As águas são calmas, mornas e cristalinas, com muitos peixes já na parte rasa, principalmente mais próximo às pedras. Achei ótimo para fazer snorkling. Assim como Kenepa Chika, tem grandes formações rochosas e muita vegetação, o que dá um aspecto selvagem e exótico à praia. Algumas fotos desse paraíso caribenho:

kenepa-252520grandi-5_thumbaproveitei pra “snorkar”…

kenepa-252520grandi.-252520peixe_thumb-25255B1-25255D…e fotografar os peixes

kenepa-252520grandi-9_thumba faixa de areia é bem mais extensa que Kenepa Chika

kenepa-252520grandi-7_thumb

Muita gente aproveita a parte alta do mirante pra pular dentro d’água lá de cima. O pessoal faz até fila pra pular. Olha só:

kenepa-252520grandi.-252520mergulho_thumb-25255B1-25255D

kenepa-252520grandi.-252520mergulho-3_thumb-25255B1-25255D

Fomos à Kenepa Grandi num domingo, tinha muita gente na praia. Percebi que a grande maioria era nativa, que aproveita pra fazer um verdadeiro piquenique na praia. Em cada barraquinha havia pelo menos uma (grande) família, cheia de isopores, panelas e churrasqueiras, cozinhando e bebendo todo o tipo de bebida e comida.

Numa das barracas tinha tanta comida que eu pensei que fosse pra vender. Quando passei por perto senti um cheiro gostoso e uma senhora colocava num copo algo parecido com um caldinho de feijão. Perguntei-lhe, então,  o que era aquilo e quanto custava (em inglês). A senhora não entendeu nada do que eu disse e me respondia em papiamento, sem que eu entendesse bulhufas. Veio um rapaz (filho dela, acho) e depois de alguns minutos tentando nos comunicar em portunhol e mímica, acabei entendendo que eles eram uma família e não estavam vendendo nada. Era tudo pra consumo próprio. No final das contas, acabaram me oferecendo um pouco da iguaria: uma sopa de galinha que eu, timidamente, recusei.

kenepa-252520grandi-18_thumbolha a quantidade de comida e bebida, gente!

kenepa-252520grandi-15_thumb

 

kenepa-252520grandi-14_thumb

 

kenepa-252520grandi-13_thumb

Apesar da pouca estrutura oferecida, foi uma praia que gostei muito. Mesmo num final de semana com muita gente na praia, havia um bom espaço na areia e deu pra curtir a praia sem aperto. O ideal, no entanto, é chegar cedo ou ir fora do final de semana, para garantir um lugar disponível nas barracas de sapê.

5 Responses

  1. Paula Martini
    Paula Martini at |

    Voltei de Curaçao a pouco e vi seu post. Ainda bem que não fiquei no final de semana e todas as praias estavam mais vazias! Não sabia que dava para pular do mirante – teria adorado fazer isso.
    Muito boas as suas dicas.

    Reply
  2. Paula Martini
    Paula Martini at |

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Reply
  3. Tricolor pf
    Tricolor pf at |

    Olá, belo relato.
    Vc alugou carro em Curaçao? Se sim quanto pagou e qual o site?

    Reply
  4. Paula Martini
    Paula Martini at |

    Enquanto o autor do blog não responde, me adianto para dizer que é imprescindível alugar um carro pois há poucos táxis e poucas linhas de ônibus. Os horários são incertos e para as praias é pior ainda.
    Alugue pelo site pois há várias empresas no aeroporto. Mas quando cheguei (tinha reserva pelo site), quis comparar preços e nenhuma loja tinha carro naquele dia. Ou seja: chegue com tudo reservado!
    Usei a Hertz: https://www.hertz.com.br/rentacar/reservation/

    Reply
  5. marcioraimundo
    marcioraimundo at |

    Olá, Tricolor pf.

    Aluguei um carro econômico em Curaçao, pela Alamo (na verdade, faço a cotação pelo expedia.com e vejo qual a melhor opção entre as diversas locadoras).
    O aluguel do carro custou pouco menos de U$ 200,00 por todo o período (oito dias), em carro econômico (e minúsculo). Como eu usei o cartão Platinum, dispensei alguns seguros.

    Paula Martini,

    Obrigado pelos esclarecimentos e dicas 🙂

    Reply

Leave a Reply