maceio 200 anos

Maceió 200 anos, 200 fotos – Praias do litoral norte

Neste mês de dezembro Maceió está completando 200 anos e o Viagens em Foco decidiu homenagear nossa linda cidade com a Série “Maceió 200 anos, 200 fotos”. Serão 10 posts com 20 fotos, cada post com um tema diferente, publicados durante o mês de dezembro.

São posts fotográficos, apenas com legendas e comentários em cada foto, ideal para o leitor conhecer um pouco da beleza de Maceió. Os três primeiros posts da série já saíram: “Praias Urbanas”, “Arquitetura e Monumentos” e “Passeio de jangada na Pajuçara“.

O quarto post da série retrata as belas praias do litoral norte, desde Guaxuma, logo na saída da cidade, até Ipioca, já próximo do limite da capital com a cidade de Paripueira. São praias um pouco menos turísticas que as do litoral sul e, por isso, são ideais para quem quer aproveitar um dia de praia sem muita muvuca.

 

Praia de Guaxuma

Situada logo na saída de Maceió, a cerca de 10km do centro da cidade. Praia de ondas fortes, é preciso cuidado com crianças pequenas ao entrar na água. Há uma boa estrutura de barracas de praia, sendo a principal delas a Barraca Bar Brasil, que conta com uma área de playground para a criançada.

 

maceio 200 anosplaca na praia de Guaxuma indica perigo para os banhistas

maceio 200 anoso belo visual da praia de Guaxuma

maceio 200 anosplayground para as crianças na barraca Bar Brasil

maceio 200 anosPraia de Guaxuma com Maceió ao fundo

Praia de Garça Torta

Antes refúgio de poucos moradores e eventuais turistas, Garça Torta vem se tornando a praia queridinha dos maceioenses não só pela beleza de suas águas, mas também pela presença cada vez maior de bons bares e restaurantes na região. Os recém inaugurados Arri e Divininha têm uma bela vista da praia. Os já tradicionais Milk e Bar do Carlinhos são pé na areia mesmo, ótimos pra curtir a praia.

maceio 200 anosMilk: bar com música ao vivo e o belo azul da praia no quintal

maceio 200 anoscurral de pescaria na praia de Garça Torta

maceio 200 anospraia de Garça Torta

maceio 200 anosdeck no Arri Choperia, com a praia de Garça Torta aos pés

Praia de Riacho Doce

Praia de águas verdes, ondas fracas e de beleza singular a praia de Riacho Doce inspirou José Lins do Rego a escrever o romance Riacho Doce, que virou minissérie na TV Globo nos anos 1990. A pequena colônia de pescadores se desenvolveu e hoje a região tem boas opções de bares e restaurantes nas redondezas, ficando sempre cheia nos finais de semana.

maceio 200 anoso riacho doce que deságua no mar é o Rio Pratagy

maceio 200 anosa tranquilidade e paz do mar de Riacho Doce

maceio 200 anospraia de Riacho Doce

Praia da Sereia

Localizada a 16km do centro de Maceió, a praia da Sereia é famosa por abrigar a escultura de uma sereia em cima de sua barreira de corais. Os mais antigos dizem que os pescadores, ao sairem para pescar, ouviam o canto da sereia. Em 1962 o governador Luiz Cavalcante mandou construir a escultura de 4m de altura, em cimento e concreto. Nos períodos de maré baixa é possível subir na barreira de corais para ver e fotografar de perto a famosa sereia.

maceio 200 anosPraia da Sereia

maceio 200 anospraia da sereia

maceio 200 anospraia da sereia

Praia de Pratagy

Mais frequentada por moradores locais e pescadores, a praia de Pratagy oferece um ótimo banho tanto nas águas do Rio Pratagy quanto nas águas do mar. É comum o trecho em que o rio desagua no mar ficar lotado de banhistas aos finais de semana. Os resorts Village Pratagy e Villas do Pratagy são as melhores opções de hospedagem na região.

maceio 200 anosPiscina com borda infinita no Villas do Pratagy

maceio 200 anosponte sobre o Rio Meirim, na AABB: rio e mar separados por uma pequena faixa de areia

maceio 200 anostrecho do Rio Meirim, na AABB

Praia de Ipioca

Talvez a mais bonita praia do litoral norte, Ipioca tem águas calmas e um azul incrível. Ideal para descansar em família, sem a agitação das praias mais badaladas, a praia de Ipioca abriga bons hotéis como o Salinas Maceió e restaurantes badalados como o Vila Chamusca, no alto de Ipioca.

maceio 200 anosVista da praia do Alto de Ipioca

maceio 200 anoslongas faixas de areia e quase sempre deserta, a praia de ipioca é ideal para descansar

maceio 200 anosquase deserta, Ipioca é uma praia pra chamar de sua

 

No próximo post da série, fotos do por do sol em Maceió. Aguardem!

Leave a Reply