Igreja do Carmo em Olinda, o maior presépio do Brasil

 

presepio noite 2

 

Olinda, distante apenas 6 km de sua irmã Recife, é repleta de história. Fundada em 1535 e elevada à categoria de Vila em 1537, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Diz a lenda que o nome da cidade foi dado depois de uma frase dita por Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco: “Ó linda situação para se construir uma vila”.

farol 2Oh, Linda!

Terceira maior cidade de Pernambuco, Olinda foi a primeira sede da Capitania Hereditária de Pernambuco. Foi invadida pelos holandeses em 1630 e incendiada pelos invasores um ano depois. Apesar disso, com a retomada do poder pelos portugueses em 1654, Olinda foi reconstruída e orgulha-se de muitos feitos, entre eles a criação dos primeiros cursos jurídicos do país, em 1827 e a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1982.

vista de recife desde Olindaproximidade da capital: das ladeiras de Olinda avista-se os prédios de Recife

Mas é na religiosidade de seu povo que Olinda pode se dizer realmente pioneira: foi na histórica cidade colonial que em 1580 foi construída a Capela de Santo Antônio e São Gonçalo, prédio que passou, em 1581, a ser o Convento do Carmo, tornando-se o mais antigo templo da Ordem dos Carmelitas nas Américas.

olinda-43

Fechada por longos 17 anos para reforma, a Igreja do Carmo foi devolvida aos cuidados dos carmelitas em agosto de 2012. Mesmo durante a reforma, o presépio foi montado em frente à igreja nos anos de 2009 e 2010.

presepio 5

O presépio montado depois da reabertura foi o maior já feito e levou o título de maior presépio do Brasil. São cerca de 150 peças entre Reis Magos, Maria, José e o menino Jesus, além de diversos animais como camelos, carneiros e pavões. As figuras medem de um a sete metros de altura e pesam mais de 100 quilos e estão dispostas em cerca de 350 metros quadrados na encosta da Praça do Carmo.

presepio 3

O maior presépio do Brasil foi montado em 19 de dezembro de 2012 e ficou exposto até o Dia de Reis, 06 de janeiro de 2013. Tive a sorte de presenciar mais esse marco de Olinda, na breve visita de três dias que fiz à cidade, no início deste ano. Fiquem com mais uma sequência de fotos do famoso presépio:

presepio noite

presepio 2

presepio 1

Se mantiver a tradição, no próximo 19 de dezembro o presépio será montado mais uma vez. Resta aguardar pra ver se ele virá ainda maior.

Leave a Reply